Educação Canabinoide: Avanço e Desafios no Brasil
Inclusão e Cursos Particulares impulsionam a Educação Canabinoide
Nos últimos anos, a educação canabinoide no Brasil tem avançado, com a disciplina sendo incluída em universidades e o surgimento de cursos particulares em todo o país. Isso reflete o crescente interesse e reconhecimento da importância do Sistema Endocanabinoide (SEC) no campo da saúde e da medicina.
Desafios para a atualização dos profissionais
A evolução dos tratamentos com os produtos derivados da Cannabis sativa demanda a atualização e o preparo dos profissionais para acompanharem o ritmo do desenvolvimento terapêutico no país. Apenas a literatura científica não é suficiente para ensinar as etapas do atendimento, pois a medicina endocanabinoide exige experiência prática na clínica.
Inclusão da disciplina nas universidades
A disciplina de educação endocanabinoide está presente em um número restrito de instituições de ensino brasileiras, como a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Outras faculdades, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), oferecem cursos sobre o uso medicinal da cannabis de forma facultativa. Esses avanços são cruciais para a formação de profissionais mais preparados para lidar com terapias baseadas em canabinoides.
Cursos particulares e a disseminação do conhecimento
Além das universidades, existem cerca de 40 cursos especializados oferecidos por instituições e academias no Brasil. Esses cursos abrangem desde introduções básicas ao sistema endocanabinoide até programas avançados de pesquisa e aplicação clínica.
Desafios e demanda crescente
Apesar dos avanços na educação canabinoide, a adesão dos profissionais médicos ainda é baixa. Apenas 8% dos médicos conhecem o sistema endocanabinoide e têm as condições técnicas para prescrever com segurança produtos derivados da planta. Outro desafio é a falta de segurança para fazer o acompanhamento clínico de diferentes patologias. No entanto, existe uma demanda crescente de pacientes, sendo que mais de 60 milhões de brasileiros sofrem de doenças que podem ser tratadas com o uso medicinal da cannabis.
Contribuição dos cursos imersivos na terapia canábica
Profissionais de saúde como o médico psiquiatra Rodrigo Fonseca Martins destacam a importância de um acompanhamento após a capacitação. Nesse sentido, cursos imersivos como os oferecidos pela plataforma Sechat contribuem para o desenvolvimento na terapia canábica e para melhorar a segurança e eficácia dos profissionais na prescrição de produtos derivados da cannabis.
Seeds Recomendadas
Para o seu Cultivo
- Ao escolher uma seleção, a página inteira é atualizada.
- Abre em uma nova janela.